Moçambicano condenado a 18 anos por caça de rinoceronte na África do Sul

O Parque Nacional Kruger é uma das maiores reservas naturais e de vida animal de África e onde vive a maior parte da população de rinocerontes da África do Sul.

Um moçambicano, de 34 anos, foi condenado a 18 anos de prisão na África do Sul por caça furtiva de rinoceronte no Parque Nacional Kruger, anunciou esta sexta-feira a Polícia Sul-Africana(SAPS).

Moçambique, julgou e condenou Santos Baloyi, de 34 anos, que se declarou culpado, pelos crimes de caça ilegal de rinoceronte, posse ilegal de pontas de rinoceronte, invasão de propriedade, violação da Lei de Imigração, posse ilegal de arma de fogo e munições, avança a agência Lusa. A nota revela ainda que a sentença do tribunal foi lida na quinta-feira.

Segundo o comunicado, a que a agência Lusa teve acesso, Baloyi "entrou ilegalmente na África do Sul", tendo sido detido a 10 de setembro de 2022 no parque Kruger, juntamente com mais dois associados, que se puseram em fuga depois uma troca de tiros com a polícia sul-africana. Baloyi foi baleado numa perna, referiu a SAPS.

"As buscas continuaram no dia seguinte a que se juntaram outras unidades da polícia com cães pisteiros. O corpo sem vida do outro presumível caçador furtivo foi encontrado no mato, junto a uma espingarda de caça equipada com silenciador. O terceiro possível caçador furtivo não foi localizado", explicaram as autoridades sul-africanas.

O Parque Nacional Kruger é uma das maiores reservas naturais e de vida animal de África e onde vive a maior parte da população de rinocerontes da África do Sul, o país com o maior número desta espécie no mundo.