Ex-presidente da Geórgia “em risco de morrer” na prisão por greve de fome

“O peso de Saakashvili desceu de 115 para 68 quilos” desde que começou a cumprir a sua pena de prisão em outubro de 2021, disse o seu advogado, Dito Sadzaglichvili, em declarações à Reuters, acrescentando que “é uma perda de peso que ameaça a sua vida”. 

O ex-presidente da Geórgia Mikheil Saakashvili "corre o risco de morrer" devido aos efeitos da greve de fome que está a realizar na prisão, alertaram esta sexta-feira os médicos. 

"O peso de Saakashvili desceu de 115 para 68 quilos" desde que começou a cumprir a sua pena de prisão em outubro de 2021, disse o seu advogado, Dito Sadzaglichvili, em declarações à Reuters, acrescentando que "é uma perda de peso que ameaça a sua vida". 

Recorde-se que o ex-líder, de 55 anos, foi levado para o hospital no ano passado após uma greve de fome que durou 50 dias e que tinha o objetivo de protestar contra a a sua condenação na justiça por alegado abuso de poder. 

Segundo a médica Mariam Jichkariani, que examinou o ex-presidente, "Saakashvili sofre de caquexia", um estado de extrema fraqueza e perda de peso ligada à desnutrição. 

"Na ausência de um diagnóstico adequado da sua condição e assistência médica adequada, corre o risco de morrer", disse a profissional de saúde, à AFP. 

O ministro da Justiça da Geórgia, Rati Bregadze disse que Saakashvili recebeu todos os cuidados médicos. "Este homem está a magoar-se" ao recusar-se a comer normalmente, disse, acusando o ex-Presidente de perseguir "um simples objetivo, obter a sua libertação".