Hospital de Santarém pede desvio de ambulâncias com doentes urgentes

Doentes que chegarem ao hospital pelos seus próprios meios serão atendidos

O Hospital Distrital de Santarém pediu o desvio de ambulâncias com doentes urgentes de medicina interna entre as 21h00 deste domingo e as 9h00 de segunda-feira devido a constragimentos neste serviço. 

De acordo com a unidade hospitalar em declarações à agência Lusa, este pedido feito ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) implica apenas o desvio de ambulâncias, sendo que, os doentes que se desloquem ao hospital pelos próprios meios serão atendidos. 

O pedido foi feito devido a constragimentos naquele serviço e tendo em conta o funcionamento em rede dos hospitais. Contudo, esta situação pode ser revertida durante o período solicitado se os restantes hospitais da área também entrarem em contingência. 

Foi assim solicitado aos corpos de bombeiros para, durante esse período passarem os dados clínicos dos doentes da área de influência desse hospital, para que possam ser referenciados pelo CODU. 

Já na passada segunda-feira, o Hospital Distrital de Santarém tinha pedido ao CODU o desvio de doentes urgentes devido ao congestionamento dos Serviços de Urgência deste hospital.