Cinco detidos em operação da ASAE no Barlavento Algarvio

Foram apreendidas cinco carcaças de origem animal, assim como diversos produtos alimentares, nove garrafas de bebidas espirituosas, 10 máquinas de jogo, numerário e um instrumento de medição automático, tudo num valor estimado de 168 mil euros.

Foram detidas cinco pessoas na sequência de uma operação de fiscalização realizada pela Autoridade se Segurança Alimentar (ASAE) direcionada ao combate dos ilícitos contra a saúde pública e da exploração ilícita de jogos de fortuna ou azar, em várias localidades do Barlavento Algarvio.

De acordo com um comunicado, divulgado esta segunda-feira, além da detenção dos cinco indivíduos, foi apreendida uma arma ilegal que se encontrava no interior de um estabelecimento de diversão noturna.

Foram também instaurados cinco processos-crime, "destacando como principais infrações, a comercialização de géneros alimentícios anormais falsificados, a exploração de jogos de fortuna ou azar fora dos locais legalmente autorizados e abate clandestino", lê-se na nota.

A autoridade avança que foram apreendidas cinco carcaças de origem animal, assim como diversos produtos alimentares, nove garrafas de bebidas espirituosas, 10 máquinas de jogo, numerário e um instrumento de medição automático, tudo num valor estimado de 168 mil euros.

Depois de terem sido submetidos a uma perícia feita por um médico veterinário, os géneros alimentícios foram classificados de "anormais avariados" com falta de requisitos e encaminhados para destruição. 

Além disso, foi suspensa a atividade de dois estabelecimentos de restauração e um de diversão noturna por falta de requisitos técnico-funcionais e de higiene, tendo sido instaurados os três processos de natureza contraordenacional.

Esta ação contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.