Três balões chineses sobrevoaram EUA durante mandato de Trump

Ex-líder norte-americano pronunciou-se sobre o assunto, contrariando as informações agora reveladas, afirmando que nenhum “balão de espionagem” chinês sobrevoou os Estados Unidos. 

Durante o mandato de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), pelo menos três balões chineses sobrevoaram o país.  

"Pelo menos em três ocasiões, os balões de vigilância da República Popular da China transitaram pelo nosso espaço aéreo. Direi que, segundo todos os indícios que temos, isso aconteceu durante breves períodos de tempo, nada parecido com aquilo a que assistimos na semana passada, em termos de duração", disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, em conferência de imprensa, esta segunda-feira. 

"Não posso falar da consciência que havia no Governo anterior sobre estes factos. Posso dizer-lhes que descobrimos estes voos depois de chegarmos ao poder e não vou entrar em pormenores sobre como o fizemos", acrescentou. 

O ex-líder norte-americano pronunciou-se sobre o assunto, contrariando as informações agora reveladas, afirmando que nenhum "balão de espionagem" chinês sobrevoou os Estados Unidos. 

"Agora estão a publicar que a China enviou um balão durante o Governo Trump, para retirar a pressão existente sobre os tontos lentos de Biden", comentou o ex-chefe de Estado norte-americano, que disse que a China "tem demasiado respeito" por ele.