Projeto quer treinar ratos para ajudar a salvar pessoas em catástrofes

A ideia – que teve início em abril de 2021 – passa por equipar os animais com pequenas malas com equipamentos, incluindo uma câmara, microfone e um transmissor de localização, para que consigam detetar as pessoas entre os destroços.

A organização sem fins lucrativos APOPO, situada na Bélgica, está a desenvolver um projeto que consiste na utilização de ratos para ajudarem nas buscas de pessoas e cadáveres em situações de calamidade, como é o caso dos sismos na Turquia.  

“Os ratos são tipicamente curiosos e gostam de explorar – o que é importante para buscas e salvamentos”, nota uma das responsáveis pelo projeto, Donna Kean, em entrevista à CNN. “Em conjunto com uma mala e treino, os ratos são incrivelmente úteis para buscas e resgates”. 

A ideia – que teve início em abril de 2021 – passa por equipar os animais com pequenas malas com equipamentos, incluindo uma câmara, microfone e um transmissor de localização, para que consigam detetar as pessoas entre os destroços, sendo treinados para puxar um cordel para assinalar que há alguém que precisa de ajuda. 

A equipa de Donna Kean já começara a treinar os ratos no final de 2022.