Reino Unido anuncia novo pacote de sanções contra Rússia

Anúncio coincide com visita de Zelensky ao país.

Reino Unido anuncia novo pacote de sanções contra Rússia

Em causa estão seis empresas que fornecem equipamento militar, tais como 'drones' à operação de guerra na Ucrânia.

O anúncio das novas sanções coincide com a visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao Reino Unido, onde já se encontrou com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, e está esta tarde a discursar no parlamento britânico.

"Estas novas sanções aceleram a pressão económica sobre Putin, enfraquecendo a sua máquina de guerra para ajudar a Ucrânia a prevalecer. Estou determinado, de acordo com as nossas leis, que a Rússia não tenha acesso aos bens que congelámos até ao fim, de uma vez por todas, das ameaças à soberania e integridade territorial da Ucrânia", afirmou o ministro das Finanças, James Cleverly.

Na lista de sanções estão também nomeadas várias pessoas ligadas a Vladimir Putin, como Boris Titov e o filho Pavel, Nikolay Egorov, Sergey Rudnov (proprietário do jornal pró-Kremlin Regum), Svetlana Krivonogikh, Viktor Myachin, Alexey Repik e Evgeny Shkolov.

No total, o Reino Unido já sancionou mais de 1.300 indivíduos e entidades desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.