António Costa confirma que Zelensky vai ao Conselho Europeu

Chefe do Executivo falava na Assembleia da República, no âmbito do debate preparatório da reunião do Conselho Europeu que decorrerá amanhã e sexta-feira, em Bruxelas.  

O Presidente da Ucrânia estará presente na reunião do Conselho Europeu de quinta-feira, em Bruxelas, onde irá ser discutido apoio à Ucrânia e a sua adesão à União Europeia. A confirmação foi dada pelo primeiro-ministro, esta quarta-feira, no parlamento.  

“Há dois pontos fundamentais no Conselho Europeu de amanhã. Em primeiro lugar, a reunião com o Zelensky, que participará amanhã [quinta-feira] presencialmente no Conselho Europeu, e que nos permitirá debater em conjunto não só o processo de apoio à Ucrânia para continuar a fazer frente à agressão por parte da Rússia, mas também as perspetivas europeias da Ucrânia", anunciou António Costa. 

O chefe do Executivo falava na Assembleia da República, no âmbito do debate preparatório da reunião do Conselho Europeu que decorrerá amanhã e sexta-feira, em Bruxelas.  

“"É importante reafirmar que, para além de a Ucrânia ter de cumprir os critérios de adesão, é sobretudo a União Europeia (UE) que tem de se interrogar sobre a necessidade de fazer as reformas institucionais e orçamentais para que tenha capacidade de as expectativas que criou não se traduzirem numa frustração amanhã”, disse ainda.  

"Portanto, para que esses alargamentos sejam bem-sucedidos, é fundamental que a UE não ignore a necessidade de se reformar previamente", frisou.