Politica

António Costa confirma que Zelensky vai ao Conselho Europeu

Chefe do Executivo falava na Assembleia da República, no âmbito do debate preparatório da reunião do Conselho Europeu que decorrerá amanhã e sexta-feira, em Bruxelas.  


O Presidente da Ucrânia estará presente na reunião do Conselho Europeu de quinta-feira, em Bruxelas, onde irá ser discutido apoio à Ucrânia e a sua adesão à União Europeia. A confirmação foi dada pelo primeiro-ministro, esta quarta-feira, no parlamento.  

“Há dois pontos fundamentais no Conselho Europeu de amanhã. Em primeiro lugar, a reunião com o Zelensky, que participará amanhã [quinta-feira] presencialmente no Conselho Europeu, e que nos permitirá debater em conjunto não só o processo de apoio à Ucrânia para continuar a fazer frente à agressão por parte da Rússia, mas também as perspetivas europeias da Ucrânia", anunciou António Costa. 

O chefe do Executivo falava na Assembleia da República, no âmbito do debate preparatório da reunião do Conselho Europeu que decorrerá amanhã e sexta-feira, em Bruxelas.  

“"É importante reafirmar que, para além de a Ucrânia ter de cumprir os critérios de adesão, é sobretudo a União Europeia (UE) que tem de se interrogar sobre a necessidade de fazer as reformas institucionais e orçamentais para que tenha capacidade de as expectativas que criou não se traduzirem numa frustração amanhã”, disse ainda.  

"Portanto, para que esses alargamentos sejam bem-sucedidos, é fundamental que a UE não ignore a necessidade de se reformar previamente", frisou.  

Os comentários estão desactivados.