Comissão Europeia melhora previsões e economia cresce 1% em 2023

Mas meta é mais pessimista do que a do Governo que aponta para um crescimento de 13% para este ano.

A economia portuguesa deverá crescer 1% este ano, em vez de 0,7%, como tinha sido avançado anterior pela Comissão Europeia. "A economia portuguesa continuou a crescer no último trimestre de 2022, apesar das condições globais desafiantes", afirma. 

As previsões económicas de inverno representam uma revisão em alta de 0,1 pontos percentuais (pp.) e de 0,3 pp. para 2022 e 2023, respetivamente, face ao relatório de novembro. No entanto, as metas ficam abaixo da previsão do Governo, que espera um aumento de 1,3% para este ano.

"Apesar da recente queda nos preços de energia no retalho e da melhoria do sentimento económico, as perspetivas de crescimento para o primeiro trimestre do ano permanecem fracas, dado que os consumidores e as empresas ainda enfrentam incertezas sobre os custos de energia nos meses de inverno", refere o Executivo comunitário.

O consumo privado e as exportações líquidas contribuíram significativamente para a expansão do PIB em 2022, beneficiando de uma forte recuperação do turismo após o levantamento das restrições da pandemia.

Já os números da inflação em Portugal são revistos em baixa por Bruxelas,  em que as estimativas apontam para uma inflação de 5,4% este ano, acima dos 4% projetados pelo Governo português e de 2,6% em 2024.

A estimativa para Portugal alinha com a da média da zona euro, para a qual Bruxelas prevê um crescimento de 0,9%, e muito próxima da média da União Europeia (UE) de 0,8%.

A Comissão Europeia aponta para uma taxa de crescimento da economia portuguesa de 1,8% em 2024, num cenário de procura externa mais forte e preços das 'commodities' mais favoráveis.