Desmantelada rede que branqueou mais de 38 milhões de euros

O ‘modus operandi’ – conhecido por CEO ou BEC Fraud – consistia na “intromissão dos sistemas informáticos das vítimas”, para que estas transferissem quantias monetárias para contas bancárias abertas em Portugal em nome de empresas fictícias. 

A Polícia Judiciária (PJ), que participou numa operação internacional, desmantelou uma estrutura criminosa que branqueou mais de 38 milhões de euros, dos quais cerca de seis milhões passaram por Portugal. 

Em comunicado enviado esta sexta-feira às redações, a PJ explica que, em Portugal, a organização constituiu quatro empresas, abriu 17 contas bancárias em diferentes instituições de crédito e usou três identidades falsas. 

Até à data, foram apreendidos em Portugal três milhões de euros, assim como diversos equipamentos informáticos e de telecomunicações. As vítimas, refere ainda a nota, eram empresas e pessoas singulares com domicílio em França. 

O 'modus operandi' – conhecido por CEO ou BEC Fraud – consistia na "intromissão dos sistemas informáticos das vítimas", para que estas transferissem quantias monetárias para contas bancárias abertas em Portugal em nome de empresas fictícias. 

A PJ participou através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T.