Sete detidos no caso dos 18 mortos encontrados em camião na Bulgária

18 migrantes foram encontrados mortos num camião na Bulgária na sexta-feira

Sete pessoas foram detidas na Bulgária por ligações ao caso dos 18 migrantes que foram encontrados mortos por asfixia dentro de um camião trancado e abandonado perto de Sofia, a capital do país. 

A informação foi avançada por uma fonte do Ministério do Interior búlgaro, citada pela AFP. 

De acordo com a tutela, o líder da rede de traficantes está entre os detidos, sendo que o homem já tinha sido condenado a cinco meses de prisão com pena suspensa por tráfico de pessoas. 

Os primeiros dados da investigação sugerem que o camião transportava ilegalmente 52 pessoas escondidas sob pranchas de madeira, suspeitando-se ainda que os migrantes eram afegãos que tinham partido da Turquia para a Europa. 

Do grupo, 34 migrantes foram foram resgatados e transportados para o hospital na sexta-feira, sendo que alguns estão a ser tratados por envenenamento por monóxido de carbono devido à inalação do fumo do escape do veículo, disse um médico da unidade de urgências do Hospital Pirogov.

"Estavam a receber oxigénio de forma muito limitada e não tinham água, pelo que estão gravemente desidratados, e não comem há vários dias", adiantou o profissional.