Sexagenário acusado de homicídio simples depois de asfixiar homem até à morte

Incidente ocorreu em agosto do ano passado. 

Um homem de 64 anos, suspeito de ter matado outro, de 55 anos, em agosto de 2022, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio simples. 

De acordo com o despacho de acusação, consultado pela agência Lusa esta quarta-feira, a vítima terá mantido um relacionamento com uma mulher, tendo o casal fixado residência num quarto arrendado ao arguido, nas Cortes. 

O documento sustenta que, desde que o relacionamento terminou, em finais de julho de 2022, e até ao início de agosto, a vítima deslocou-se várias vezes até à residência, numa das quais se desentendeu com o arguido.

Na noite de 5 para 6 de agosto, o arguido decidiu ficar atento à possível chegada do homem "para o confrontar, incluindo fisicamente", de forma a dissuadi-lo de regressar à habitação.

De acordo com o despacho de acusação, a vítima deslocou-se àquela casa, "espalhando brita na varanda da mesma, após o que se dirigiu à via pública".

O arguido, que viu a situação, dirigiu-se à vítima, tendo esta corrido em direção à estrada. 

Munido de um tubo metálico de aspirador, com cerca de 1,2 metros, o suspeito alcançou a vítima. 

Os dois envolveram-se num confronto físico, tendo o acusado desferido dois golpes na cabeça da vítima com o tubo metálico e esta caiudo ao chão e sangrado "profusamente na zona da cabeça".

O arguido ter-se-á colocado em cima da vítima e, com o tubo de metal, pressionado o seu peito. 

Passado algum tempo e insistência de terceiros, o arguido saiu de cima da vítima, cujo óbito foi delcarado no local, pelas 1h23 de 6 de agosto. 

No despacho final, o MP considerou que o arguido agiu com o propósito de pôr fim à vida da vítima, que morreu asfixiada, tendo este sido acusado de de um crime de homicídio simples, ocorrendo numa pena de prisão entre oito e 16 anos anos de prisão.