Cruz Vermelha Portuguesa acolheu quase seis mil refugiados ucranianos

CVP ajudou também mais de um milhão de pessoas deslocadas ou que residem em áreas afetadas pela guerra, que receberam bens essenciais, alimentação e ‘kits’ de higiene. 

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) ajudou a acolher quase seis mil refugiados ucranianos desde março de 2022, na sequência da invasão russa.   

A CVP, em comunicado enviado às redações, informa que os refugiados foram colocados em centros de acolhimento de emergência e que apenas no centro da Costa da Caparica (Setúbal), de abril a dezembro de 2022, estiveram pessoas de oito nacionalidades diferentes.  

"Desde o início da guerra na Ucrânia, a CVP já recolheu mais de sete milhões de euros, através de donativos de privados e de empresas. O dinheiro serviu para apoiar a população afetada pelo conflito e responder às necessidades básicas de quem perdeu as suas casas e bens", diz a nota. 

Com os donativos, mais de 346 mil pessoas em toda a Ucrânia receberam apoio monetário. 

Além disso, a CVP ajudou também mais de um milhão de pessoas deslocadas ou que residem em áreas afetadas pela guerra, que receberam bens essenciais, alimentação e 'kits' de higiene. 

"O trabalho no terreno permitiu também que 103 mil pessoas continuassem a receber medicação para doenças crónicas e prestar apoio psicológico a 1.528 adultos e crianças", diz a mesma publicação.