Greta Thunberg detida em manifestação na Noruega | VÍDEO

Ativista pelo combate às alterações climáticas, em conjunto com dezenas de ativistas, sami, um povo indígena do Ártico, têm vindo a protestar nos últimos dias bloqueando vários ministérios na capital norueguesa.  

Greta Thunberg foi detida em Oslo, na Noruega, na sequência de um protesto contra dois parques eólicos que continuam a funcionar no país.  

"Não podemos usar a suposta transição climática como cobertura para o colonialismo", declarou a ativista sueca na segunda-feira à TV2. "Uma transição climática que viola os direitos humanos não é uma transição climática digna desse nome", afirmou a ativista que se juntou ao protesto no domingo. Esta quarta-feira de manhã, a ativista acabou por ser temporariamente detida.  

A ativista pelo combate às alterações climáticas, em conjunto com dezenas de ativistas, sami, um povo indígena do Ártico, têm vindo a protestar nos últimos dias bloqueando vários ministérios na capital norueguesa.  

Os protestos pretendem a demolição de dois parques eólicos na região de Fosen, no oeste da Noruega, que são "ilegais" desde uma decisão do Supremo Tribunal norueguês há quase um ano e meio, uma vez que o projeto não respeitava o direito das famílias sami de praticar a sua cultura.

Recorde-se que a jovem ativista já havia sido detida, na Alemanha, quando participava num protesto contra uma mina de carvão a céu aberto.

Uma testemunha, citada pela Reuters, diz ter visto a jovem ativista sentada num autocarro da polícia.