Vítimas dos abusos na igreja vão ter memorial

Em conferência de imprensa, José Ornelas, presidente da CEP, pediu mais uma vez desculpas às vítimas, agradecendo também àquelas que “deram o seu testemunho ao longo do último ano e, em muitos casos, a um silêncio guardado durante décadas” e anunciaram um “gesto público no próximo mês de abril”, em Fátima, em sua homenagem. 

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reagiu, esta sexta-feira, ao relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais a Crianças na Igreja Católica Portuguesa, no final da 105 ª Assembleia Plenária extraordinária. 

Em conferência de imprensa, José Ornelas, presidente da CEP, pediu mais uma vez desculpas às vítimas, agradecendo também àquelas que "deram o seu testemunho ao longo do último ano e, em muitos casos, a um silêncio guardado durante décadas" e anunciaram um "gesto público no próximo mês de abril", em Fátima, em sua homenagem. 

O responsável disse ainda que será criado "um memorial no decorrer da Jornada Mundial da Juventude e perpetuado, posteriormente, num espaço exterior da Conferência Episcopal Portuguesa" para as vítimas de abusos.