MP abre inquérito sobre explosão no Campo Militar de Santa Margarida

“Confirma-se a instauração de inquérito. O mesmo corre termos na secção de Abrantes do DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Santarém”, adiantou, esta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR), em declarações à agência Lusa.  

O Ministério Público (MP) abriu uma investigação sobre a explosão de quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida, distrito de Santarém, que provocou um morto e cinco feridos.  

“Confirma-se a instauração de inquérito. O mesmo corre termos na secção de Abrantes do DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Santarém", adiantou, esta sexta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR), em declarações à agência Lusa.  

Recorde-se que a vítima mortal que morreu na sequência da explosão em Santa Margarida é um sargento-ajudante, confirmou o segundo-comandante dos Bombeiros de Constância, Marcos Gomes. Tinha 47 anos.   

O responsável, em declarações aos jornalistas, disse que a explosão resultou de "um incidente" na detonação de um explosivo, sobre o qual "o Exército há de fazer a sua investigação daquilo que foi a causa".  

"No final das manobras, por uma questão de segurança operacional, são mobilizadas equipas para inertizar aquilo que são explosivos que possam não ter sido detonados", disse ainda, garantindo tratar-se de "equipas especializadas, que sabem muito bem o trabalho que têm a fazer".  

Os militares, acrescentou, “fazem treino operacional com cargas explosivas" e este é "um procedimento padrão", ainda que neste caso "algo não correu como era desejado e provocou este incidente".