Caso Ihor Homeniuk tem cinco novos acusados incluindo ex-diretor do SEF

MP alega que ex-diretor do SEF de Lisboa, António Sérgio Henriques, escondeu as circunstâncias da morte do ucraniano nos relatórios.

O caso da morte de Ihor Homeniuk, o ucraniano que morreu às mãos do SEF em março de 2020, tem novos desenvolvimentos. O Ministério Público acusa o então diretor do SEF de Lisboa, dois inspetores e dois vigilantes, avança a CNN Portugal.

De acordo com a acusação do MP, citada pela CNN, estão em causa crimes de homicídio negligente por omissão, sequestro e ainda de denegação de justiça.

O Ministério Público acredita que se os inspetores coordenadores Maria Vieira e João Agostinho tivessem agido quando viram o cidadão ucraniano algemado atrás das costas "provavelmente a morte de Ihor Homeniuk não se teria verificado".

Ainda segundo a acusação do MP, o ex-diretor do SEF de Lisboa, António Sérgio Henriques, escondeu as circunstâncias da morte nos relatórios, como por exemplo a força física utilizada pelos três inspetores, entretanto condenados.

A informação que chegou à direção do SEF e posteriormente à tutela, foi a de morte por causas naturais, o que impediu a IGAI de agir.