Asteroide de 50 metros de diâmetro pode atingir a Terra em 2046, informa NASA

Probabilidade de haver um impacto direto é de 1 para 625, calculou ainda a Agência Espacial Europeia. 

Foi descoberto um asteroide – de cerca de 50 metros de diâmetro – que apresenta um risco de impacto contra o planeta Terra no dia 14 de fevereiro de 2046.  

A NASA informa que a possibilidade de impacto é pequena e, se acontecer, será no dia 14 de fevereiro de 2046. A probabilidade de haver um impacto direto é de 1 para 625, calculou a Agência Espacial Europeia. 

“Temos estado a rastrear um novo asteroide chamado 2023 DW que tem uma probabilidade muito pequena de impactar a Terra em 2046. Frequentemente, quando se descobrem novos objetos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente as suas órbitas no futuro", explica a agência espacial, através do Twitter.  

 

 

O asteroide, que demora  271 dias a dar uma volta completa ao Sol, foi descoberto através do Observatório MAP San Pedro de Atacama, no Chile, e encontra-se a 0,12 unidades astronómicas da Terra e circula a uma velocidade relativa em relação ao Sol de 24,63 quilómetros por segundo – o que se traduz em mais de 88 mil quilómetros por hora.