Quase 10 mil pedidos de autorização de residência recebidos no novo portal do SEF

As pessoas que têm novos vistos consulares CPLP, emitidos após 31 de outubro de 2022, também podem se inscrever no portal.

 O novo portal que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) disponibiliza aos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com manifestações de interesse até 31 de dezembro de 2022, recebeu até às 18h00 desta segunda-feira, primeiro dia de funcionamento do novo Portal, mais de 9.700 pedidos de Autorização de Residência, revela a autoridade em comunicado.

Destes pedidos, há 109 que aguardam consulta de segurança por parte do SEF.

“Até à mesma hora, o SEF já tinha emitido 1.515 documentos com referência para pagamento das autorizações de residência recebidas através das plataformas digitais acessíveis nos sítios SEF.pt e ePortugal.gov.pt.”, revela a autoridade

Os cidadãos da CPLP passaram, a partir desta segunda-feira, a beneficiar de um novo modelo simplificado e rápido de aquisição de autorização de residência, inteiramente digital e acessível, que lhes permite obter o certificado de autorização de residência sem necessidade de deslocação ao SEF.

As pessoas que têm novos vistos consulares CPLP, emitidos após 31 de outubro de 2022, também podem se inscrever no portal.

A nova plataforma digital vai permitir a recuperação dos processos pendentes de autorização de residência dos nacionais da CPLP.