Diretor do SNS diz que listas de espera aumentaram porque procura cresceu mais de 20%

Foram realizadas 1.226.000 consultas hospitalares e 71.682 cirurgias, um “recorde de sempre” na produção, números, no entanto, que Fernando Araújo reconheceu não serem suficientes.

Diretor do SNS diz que listas de espera aumentaram porque procura cresceu mais de 20%

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) disse, esta quarta-feira, que as listas de espera têm aumentando no serviço público porque a procura cresceu mais de 20%, enquanto a produção subiu entre 8% e 10%.

"A procura tem aumentado de forma extremamente expressiva", sublinhou Fernando Araújo, ouvido hoje na Comissão Parlamentar da Saúde, na Assembleia da República, a pedido do PCP e do Chega.

Fez questão de salientar o esforço dos profissionais em aumentar a produção, adiantando que em janeiro as consultas médicas hospitalares subiram 8% e cirurgias 15%, quando comparadas com os valores de janeiro do ano passado.

Segundo o responsável, foram realizadas 1.226.000 consultas hospitalares e 71.682 cirurgias, um "recorde de sempre" na produção, números, no entanto, que reconheceu não serem suficientes.

"Significa que temos de avançar de forma profunda na autonomia das decisões, com responsabilidade e prestação de contas", acrescentou.

A escassez de recursos foi reconhecida por Fernando Araújo como uma das grandes vulnerabilidades do SNS, mas, segundo o mesmo, o número de profissionais tem vindo a aumentar.

"Se me pergunta se chegam? Não chegam, precisamos de mais e precisamos sobretudo de modelos e formas de organizar os recursos humanos", disse o diretor executivo do SNS, assumindo que "um dos grandes desafios" é precisamente "mudar a forma de gerir os recursos humanos".