Portugal Continental em alerta devido à agitação marítima

É ainda esperado vento forte, com uma intensidade média de até 55km/h e rajadas até 100km/h.

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento significativo do estado do tempo e da agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental a partir das 18h00 de quinta-feira, dia 16 de março, e as 18h00 de sábado, dia 18 de março, informou a Autoridade Marítima Nacional.

As ondas, com uma altura significativa, poderão atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 15 segundos.

É ainda esperado vento forte, com uma intensidade média de até 55km/h e rajadas até 100km/h.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para reforçarem a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitarem passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, por exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias.

Além disso, é aconselhado a não praticar a atividade de pesca lúdica, principalmente junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.