Zona euro. Inflação abranda para 8,5% em fevereiro

Mas os preços dos alimentos aceleraram, revelou o Eurostat.

A taxa de inflação na zona euro voltou a abrandar pelo sexto mês consecutivo, tendo sido de 8,5% em fevereiro deste ano, abaixo dos 8,6% registados em janeiro. Um ano antes, a taxa tinha sido de 5,9%.

Os valores foram avançados esta sexta-feira pelo Eurostat que revelou ainda que a taxa de inflação na União Europeia foi de 9,9% no mesmo mês, abaixo dos 10% verificados em janeiro deste ano mas ainda acima dos 6,2% registados há um ano.

Segundo o gabinete de estatística europeu, as taxas anuais mais baixas foram registadas no Luxemburgo (4,8%), Bélgica (5,4%) e Espanha (6,0%) e as mais altas na Hungria (25,8%), Letónia (20,1%) e República Checa (18,4%). Em comparação com janeiro, a inflação anual caiu em quinze Estados-Membros, manteve-se estável em dois e aumentou em dez.

O Eurostat explica que a maior contribuição para a taxa de inflação na zona euro veio da alimentação, álcool e tabaco (+3,10 pontos percentuais, pp), seguindo-se os serviços (+2,02 pp), bens industriais não energéticos (+1,74 pp) e energia (+1,64 pp).