OMS admite baixar nível de alerta da covid-19

“Estamos a chegar ao ponto em que podemos olhar para a covid-19 da mesma forma que olhamos para a gripe sazonal”, adiantou responsável da organização.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu, esta sexta-feira, reduzir em breve o nível máximo de alerta, ainda em vigor, para a covid-19.

"Acho que estamos a chegar ao ponto em que podemos olhar para a covid-19 da mesma forma que olhamos para a gripe sazonal, que é uma ameaça à saúde, um vírus que continuará a matar, mas que não perturba a sociedade ou os sistemas hospitalares", disse o responsável dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan.

Já o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, assumiu estar "muito satisfeito por ver que, pela primeira vez, o número semanal de mortes relatadas nas últimas quatro semanas foi menor" do que quando foi decretada a pandemia há cerca de três anos.

"Certamente estamos numa posição muito melhor do que em qualquer outro momento durante a pandemia", assegurou, afirmando-se "confiante" de que a OMS poderá baixar o seu nível máximo de alerta "este ano" para a covid-19.