Crise da habitação é “resultado do falhanço da política do Governo nos últimos sete anos”, diz Cavaco Silva

Sobre o novo pacote de medidas que visam revolver o problema da habitação, deixou claro: “Duvido que o programa seja um sucesso”. 

A crise da habitação em Portugal é “resultado do falhanço da política do Governo nos últimos sete anos”. Que o diz é Aníbal Cavaco Silva.  

O antigo Presidente da República falava durante o seu discurso no âmbito dos 30 anos do Programa Especial de Realojamento, este sábado, e sobre o novo pacote de medidas que visam revolver o problema da habitação, deixou claro: “Duvido que o programa seja um sucesso”. 

Cavaco Silva considerou ainda que o Governo apresenta problemas no que diz respeito à sua “credibilidade” e “confiança”, e deixou uns conselhos a António Costa: “Em primeiro lugar, aconselho que o Governo se encoste à credibilidade das câmaras municipais, pois segundo estudos, a credibilidade leva muito tempo a recuperar”.  

Além disso, pede ao Executivo a ideia “absurda” de “fazer do Estado um agente imobiliário ativo” e, claro, que “deixe de lado preconceitos ideológicos”. 

Mas nem tudo é mau, como o fim dos vistos gold, que Cavaco Silva relembrou que “não faltaram planos apresentados à comunicação social com pompa e circunstância e que, acima de tudo, ficaram no papel ou no PowerPoint”.