Hospital de Guimarães investiga morte de mulher que morreu na sequência de operação aos ovários

A família da paciente Irene Ribeiro acusa a instituição de “erro durante a operação” aos ovários, durante a qual “terão sido perfurados os intestinos, situação que provocou uma infeção interna grave”

O Hospital de Guimarães anunciou, esta segunda-feira, a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma mulher, de 66 anos, cuja famíla acusa a unidade de saúde de negligência médica durante uma cirurgia aos ovários. 

Num comunicado, enviado à agência Lusa, o Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, EPE esclarece que, "no âmbito da sua política de avaliação de risco e eventos adversos, iniciou o processo de inquérito para averiguar o modo de realização desta cirurgia, o risco associado à sua execução e o contexto – história clínica da paciente".

A família da paciente Irene Ribeiro acusa a instituição de "erro durante a operação" aos ovários, durante a qual “terão sido perfurados os intestinos, situação que provocou uma infeção interna grave”, levando à morte da paciente, escreve o Correio da Manhã. 

“O inquérito encontra-se em curso, não sendo possível, nesta data, antecipar qualquer conclusão”, adiantou o hospital. 

Irene Ribeiro terá morrido na madrugada de domingo nos Cuidados Intensivos do Hospital de Guimarães, depois de complicações decorrentes de uma intervenção cirúrgica aos ovários.

Em declarações ao Correio da Manhã, a filha da doente explicou que a mãe “foi operada na terça-feira [14 de março] a um tumor benigno. No final, disseram que correu bem, mas, afinal, não foi bem assim".

A família irá apresentar uma queixa-crime contra o Hospital de Guimarães.