Juiz recusa pedido de perícia neurológica a Ricardo Salgado

Ex-banqueiro foi dispensado da audiência, que visava o seu interrogatório.

Juiz recusa pedido de perícia neurológica a Ricardo Salgado

O juiz do processo BES/GES recusou o novo pedido na sequência do diagnóstico de doença de Alzheimer feito a Ricardo Salgado.

O juiz de instrução do processo BES/GES recusou novo pedido para uma perícia médica neurológica ao ex-banqueiro Ricardo Salgado, no âmbito do diagnóstico de Alzheimer.

De acordo com o despacho desta segunda-feira, citado pela agência Lusa, o juiz Pedro Correia indeferiu o requerimento da defesa do antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES), justificando que "não se vê como o resultado de perícia realizada nos termos requeridos poderia ser essencial à decisão a proferir nesta fase processual".

Para o magistrado os argumentos do advogado de Ricardo Salgado, que defendem o arquivamento após confirmação do diagnóstico em nova perícia médica, não têm também respaldo legal.

"Tal situação clínica do arguido, a relevar, deverá ser ponderada em eventual fase de julgamento que venha a ocorrer, pois que a mesma terá (ou não) relevo quanto a eventual cumprimento de pena ou da adequação de imposição de uma pena ou uma medida de segurança", referiu o juiz, sublinhando que a condição clínica invocada pelo arguido não foi levantada como eventual causa de anomalia psíquica à data dos factos do processo.

O juiz Pedro Correia acabou por dispensar Ricardo Salgado da audiência desta segunda-feira, que visava o seu interrogatório.

No requerimento apresentado pela defesa do ex-banqueiro, os advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce alegaram que a doença de Alzheimer estava "científica e clinicamente comprovada" pelos documentos que juntaram ao processo, e que, assim, Ricardo Salgado estava impedido de exercer, pessoalmente, a sua defesa e pedindo a realização da perícia médica com vista à posterior extinção dos autos para o ex-banqueiro.