Governo. Resultados da TAP são “passo sólido” para o futuro

TAP apresentou resultados positivos de 65,6 milhões de euros em 2022. Governo diz que companhia “provou a sua resiliência”.

“Num ano ainda afetado pela pandemia, pela guerra na Ucrânia, pelo disparar dos preços dos combustíveis e pela mudança do sistema de tráfego aéreo no hub, que condicionou de forma significativa a atividade da TAP, a companhia provou a sua resiliência”. Esta é a reação do Ministério das Infraestruturas ao resultado líquido positivo de 65,6 milhões de euros da TAP em 2022.

Para o ministério liderado por João Galamba, é claro que este valor “configura um crescimento da receita acima do esperado”.

Em comunicado – uma vez que não existiu conferência de apresentação de resultados – o Governo diz que estes números “decorrem do empenho no processo que visa garantir sustentabilidade operacional e financeira de longo prazo da empresa”.

E acrescenta que “a possibilidade de produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no hub de Lisboa, a resolução dos constrangimentos aéreos operacionais, bem como a nova solução para o reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, perspetivam-se como oportunidades de criação de valor acrescentado para a TAP e para Portugal”.

E finaliza que os resultados “são um passo sólido nas perspetivas para o futuro da empresa e para o país”.