Comboios voltam a circular na Grécia três semanas após acidente ferroviário

Segundo o plano do Governo, o serviço ferroviário, tanto de mercadorias como de passageiros, será retomado gradualmente até 11 de abril.

A circulação de comboios na Grécia começou esta quarta-feira a ser retomado gradualmente, 21 dias após a colisão frontal de dois comboios que causou 57 mortos e paralisou a circulação nas ferrovias do país, avança a agência Lusa.

Vários comboios suburbanos em Atenas e Patras voltaram a circular, bem como diversas rotas turísticas no centro e no sul do país.

O Governo pretendia retomar as rotas intermunicipais e de mercadorias no norte do país, mas estas continuam suspensas porque os maquinistas se recusam a conduzir os comboios, sublinhando que ainda há problemas de segurança naquelas vias.

Numa carta enviada na terça-feira à Hellenic Train, empresa que opera as ferrovias helénicas, o sindicato dos maquinistas diz que em vários pontos dessas rotas a comunicação entre o comboio e a estação não é possível.

O sindicato pede à Hellenic Train, empresa que opera as ferrovias helénicas, uma confirmação por escrito de que é seguro passar por uma série de túneis em que os bombeiros registaram "problemas de segurança".

Segundo o plano do Governo, o serviço ferroviário, tanto de mercadorias como de passageiros, será retomado gradualmente até 11 de abril.

“É necessário reiniciar o serviço dos comboios para recuperar a confiança da população”, afirmou o ministro interino dos Transportes, Yorgos Yerapetritis.