Quase 150 fuzileiros partiram hoje para a Lituânia

Missão tem a duração prevista de três meses

Uma força modular de 146 fuzileiros partiu esta quarta-feira em missão, com uma duração prevista de três meses, para a Lituânia. 

Em comunicado, partilhado no seu site oficial, a Marinha Portuguesa adianta que os militares partiram do Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro.

Na despedida da 'Força de Fuzileiros Lituânia' (FFZ LTU) esteve o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, que desejou "votos de boa missão aos militares da Marinha".

A Marinha adianta ainda que a força é "composta, na sua maioria, por militares da Força de Fuzileiros N.º1, reforçada com elementos dos Mergulhadores e de Operações Especiais, cuja 'Special Operation Maritime Task Unit' (SOMTU) foi gerada pelo Destacamento de Ações Especiais". 

A participação da Força de Fuzileiros na Lituânia acontece desde 2018 e enquadra-se no âmbito das 'Assurance Measures' da NATO, que pretendem "fomentar a coesão da Aliança Atlântica, sustentar elevados níveis de prontidão e para dissuadir ameaças diretas ou indiretas contra os países membros da NATO".​​