Práticas homossexuais ainda são ilegais em 64 países

“Estes dados fornecem provas de como lésbicas, ‘gays’, bissexuais, trans e intersexuais ainda são deixados para trás em muitas áreas da vida”, disse Luz Elena Aranda e Tuisina Ymania Brown, co-secretários-gerais da ILGA World, em comunicado. 

Atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em 64 países.  

De acordo com os dados da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (ILGA), há também seis países – Brunei, Mauritânia, Irão, Nigéria, Arábia Saudita e Iémen, todos da ONU – onde as pessoas da comunidade LGBT enfrentam pena de morte devido à sua orientação sexual.  

"Estes dados fornecem provas de como lésbicas, 'gays', bissexuais, trans e intersexuais ainda são deixados para trás em muitas áreas da vida", disse Luz Elena Aranda e Tuisina Ymania Brown, co-secretários-gerais da ILGA World, em comunicado. 

A ILGA também anunciou quem em 51 países da Nações Unidas, a liberdade sexual ainda sofre repressões e, destes, 25 regulam as temáticas LGBT nos média, ao passo que 11 têm leis que regulam estas questões na educação.  

Por sua vez, o casamento gay é somente reconhecido em 33 estados-membros, e a adoção por casais homossexuais é permitido em cerca de 30 países da ONU.