Sindicatos anunciam greve na Infraestruturas de Portugal a 6 de abril

“O tempo vai passando e os aumentos atribuídos pela empresa não são bastantes para enfrentar o aumento do custo de vida”, lamentaram os sindicatos. 

Foi anunciado, esta quarta-feira, uma greve de 24 horas pelos sindicados Sintap e Sinafe na Infraestruturas de Portugal (IP), agendada para o dia 6 de abril.  

“Depois da jornada de luta dos passados dias 28 de fevereiro e 02 de março, os trabalhadores esperavam que a Infraestruturas de Portugal e os ministros que a tutelam encontrassem algum tempo nas suas agendas para os receberem", diz o comunicado, divulgado esta quarta-feira, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (Sinafe).

"A greve ocorreu num contexto extremamente desfavorável", dizem os sindicatos, tendo sido notado "fortes constrangimentos rodoviários e ferroviários", pode ler-se.  

Apesar de "diversas tentativas desencadeadas pelo Sinafe e pelo Sintap", não houve "qualquer resposta e os problemas que afetam os trabalhadores não só se mantêm como se avolumam". 

"O tempo vai passando e os aumentos atribuídos pela empresa não são bastantes para enfrentar o aumento do custo de vida", lamentaram, garantindo que "este aumento por decreto não cobre metade da inflação verificada o ano passado". 

Ainda assim, os sindicatos dizem, na mesma nota, que "mantêm a porta aberta para a negociação, considerando que ainda existem condições para um aumento salarial digno e que traga mais poder de compra aos trabalhadores". 

“O silêncio da empresa e da tutela obrigam os trabalhadores a voltar à greve e, assim, no próximo dia 06 de abril" irão voltar "a parar a IP por 24 horas".