Bispo do Porto entrega “pessoalmente” ao Vaticano informação de padres suspeitos de abusos sexuais

D. Manuel Linda enviou também para a PGR a lista da Comissão Independente e reuniu com os suspeitos.

O Bispo do Porto entregou “pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé – entidade juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores- toda a documentação” relativa aos sacerdotes que constavam da lista de nomes alvo de denúncias de abusos sexuais, entregue pela Comissão Independente à diocese.

D. Manuel Linda esteve no Vaticano, na quinta-feira, onde deixou toda a informação que tem sobre os padres em causa e informou, através de comunicado divulgado esta sexta-feira, que o Dicastério, “após análise mais detalhada”, transmitirá “as orientações que considerar oportunas".

No mesmo comunicado, é também revelado que o bispo entregou a lista de padres suspeitos à Procuradoria Geral da República, no passado dia 10 de março.

“Ao mesmo tempo, recolheu todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes lá constantes. Reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um ‘inquérito preliminar’”, lê-se ainda.

Recorde-se que a lista entregue pela Comissão Independente continha 12 nomes, dos quais quatro morreram e um já não pertence à diocese.

Dos restantes sete padres, três foram suspensos na sequência da divulgação do relatório do painel, liderado por Pedro Strecht.