Von der Leyen destaca a importância do papel da China na guerra da Ucrânia para as relações com a UE

A presidente da Comissão Europeia irá a Pequim na próxima semana.

Von der Leyen destaca a importância do papel da China na guerra da Ucrânia para as relações com a UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realçou, esta quinta-feira, que o papel da China na guerra da Ucrânia será vital nas relações com a União Europeia (UE).

Em declarações von der Leyen, que se irá deslocar a Pequim na próxima semana, afirmou que "qualquer plano de paz que consolidasse as anexações russas simplesmente não seria um plano viável”. “Temos de ser francos neste ponto", acrescentou.

A líder da Comissão Europeia reiterou que a relação entre Moscovo e Pequim será um “fator determinante para as relações UE-China daqui para frente”.

Para von der Leyen, a China tem responsabilidade em desempenhar um papel constitutivo no avanço de uma paz que se baseie na integridade territorial da Ucrânia.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez, na China, para uma visita oficial de dois dias, disse que vai aproveitar a ocasião para estreitar as relações entre Pequim e Madrid e apelar ao Presidente chinês para que continue a ser um mediador internacional, ajudando assim a colocar um fim à guerra.