Nestlé fecha fábrica em França que produziu pizzas contaminadas

As autoridades de saúde estabeleceram relação entre o consumo das pizzas e a mortes de duas crianças e casos de intoxicação reportados.

O grupo Nestlé anunciou, esta quinta-feira o encerramento definitivo de uma fábrica de produtos da marca Buitoni em Caudry, no norte de França, um ano depois de pizzas contaminadas terem causado a morte de dois menores e várias dezenas de intoxicações. 

Numa nota enviada à agência noticiosa AFP, a Nestlé justifica o encerramento pela queda das vendas, adiantando que vai lançar um processo para encontrar um comprador para a fábrica. 

Na mesma nota, a empresa garante que "nenhuma demissão será notificada antes de 31 de dezembro de 2023" e promete oferecer ao quadro de 140 funcionários permanentes "uma oportunidade de recolocação interna".

A fábrica que agora vai encerrar produzia pizzas congeladas Buitoni Fraîch'Up, que podem ter causado a morte de duas crianças e a intoxicação de dezenas de consumidores pela bactéria Escherichia coli.

O caso aconteceu em fevereiro do ano passado, quando a inspeção sanitária francesa (SPF) e a diretoria de combate à fraude (DGCCRF) foram alertadas para o ressurgimento de casos de insuficiência renal em menores devido à contaminação por E. coli.

Em 18 de março desse ano, a Nestlé retirou as pizzas do mercado e interrompeu a produção, tendo a autarquia proibido qualquer atividade na fábrica depois das autoridades de saúde terem estabelecido relação entre o consumo das pizzas e os casos de intoxicação reportados.

De acordo com uma fonte judicial, o Ministério Público de Paris abriu uma investigação de homicídio culposo em relação às duas mortes e a ferimentos involuntários noutras 14 pessoas.