Inflação recua para 7,4% em março

“Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços dos combustíveis e dos produtos alimentares”, segundo relatório do INE.

Dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a inflação desceu no mês de março para 7,4%, uma taxa inferior em 0,8 pontos percentuais face a fevereiro.

"Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços dos combustíveis e dos produtos alimentares, verificado em março de 2022", lê-se na nota do site do INE.

Já o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,0% (7,2% no mês precedente).

A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu em março, passando de 1,9% em fevereiro para -4,4% e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 19,3% (20,1% em fevereiro).

Comparativamente com o mês anterior, a variação do Índice de Preços do consumidor terá sido 1,7% (0,3% em fevereiro e 2,5% em março de 2022), segundo os mesmos dados.

O relatório do INE refere ainda que nos últimos 12 meses a variação média estimada é de 8,7% (8,6% no mês anterior).

Estes dados de março são ainda provisórios, definitivos serão publicados no próximo dia 13 de abril.