Previstos 72 meios aéreos de combate aos incêndios para este ano

Estão a decorrer dois concursos públicos – um para a aquisição de serviços de disponibilização e locação de 33 helicópteros ligeiros para este ano e para 2024, cujo prazo acaba a 13 de abril, e um outro para o aluguer de dois aviões anfíbios pesados para este ano e quatro para 2024, com o prazo…

A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou que estão previstos, para este ano, 72 meios aéreos de combate a incêndios florestais – mais 12 do que o ano passado, mas o número ainda não é definitivo. 

Estão a decorrer dois concursos públicos – um para a aquisição de serviços de disponibilização e locação de 33 helicópteros ligeiros para este ano e para 2024, cujo prazo acaba a 13 de abril, e um outro para o aluguer de dois aviões anfíbios pesados para este ano e quatro para 2024, com o prazo a terminar a 14 de abril, disse a FAP, à agência Lusa.  

"A quantidade final de meios aéreos está definida em 72 meios aéreos, que representam mais 12 que nos anos anteriores, estando aquele número total dependente dos resultados dos dois concursos públicos ainda em curso", diz ainda a Força Aérea.  

Estão disponíveis, atualmente, 37 meios aéreos de combate a incêndios, e que incluem helicópteros, aeronaves anfíbias e aviões ligeiros para reconhecimento e monitorização aérea.  

Note-se que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), nos últimos anos, tem contado com 60 meios aéreos ao dispor durante a época de verão.