Bispo de Viseu pede “tolerância zero” para abusos sexuais

“Ajudemos as vítimas a encontrar em Cristo ressuscitado a Páscoa e a libertação de que tanto precisam”, apelou António Luciano dos Santos Costa.

O bispo de Viseu pediu, esta quinta-feira, "tolerância zero" para "todos os tipos de abusos sexuais e de violência", classificando-os como "crimes horrendos, abomináveis e hediondos" que impedem "a luz" de Cristo ressuscitado.

"A paixão de Jesus continua viva na sociedade e na Igreja, nos mais absurdos e horrendos crimes que se abateram sobre nós, lembrando a escuridão e as densas trevas de uma Sexta-Feira Santa mergulhada no sofrimento e na angústia de tantos", sublinhou António Luciano dos Santos Costa, na sua mensagem pascal.

Deixou o pedido de que Cristo dê força e cure "todas as vítimas dos abusos sexuais de crianças na Igreja em Portugal". Para o bispo, “a solidariedade salvífica do amor novo" potencia "a prevenção, denúncia, escuta, acolhimento e ajuda humana, psicológica, moral, ética e material das vítimas de abusos, quer sejam crianças ou adultos vulneráveis".

"Ajudemos as vítimas a encontrar em Cristo ressuscitado a Páscoa e a libertação de que tanto precisam. Cuidemos de todos acolhendo-os, ajudando-os no seu processo de cura e de busca de sentido para a sua própria vida. Cuidemos também dos abusadores, ajudando-os a remir tão grandes males", apelou.

"Acorda cristão, tu que tens o sono da morte, da irresponsabilidade, da negligência, da criminalidade violenta, do ódio sem controle e do afastamento consciente da Igreja", acrescentou António Luciano dos Santos Costa.

Por último quis deixar uma mensagem de “estima e gratidão a todos os sacerdotes, diáconos, consagrados e seminaristas que vivem a sua vocação com alegria e entusiasmo no meio das maiores dificuldades".