Hungria incentiva cidadãos a fazerem denúncias sobre casais LGBT com filhos

Nova lei permite que denúncias contra casais homossexuais com filhos sejam feitas de forma anónima.

Foi aprovado, esta semana, uma nova lei que permite a qualquer cidadão da Hungria denunciar – de forma anónima – casais homossexuais que tenham filhos. 

O diploma, citado na imprensa internacional, permite que os cidadãos daquele país possam alertar as autoridades sobre as violações do “papel do casamento e da família consagrado na Constituição” – uma vez que o casamento é uma união "entre um homem e uma mulher” e "a mãe é uma mulher e o pai é um homem" – bloqueando, assim, a adoção ou acolhimento de crianças por parte de casais homossexuais. 

Liderado pelo ultraconservador e nacionalista Viktor Orbán, o governo da Hungria já havia tomado medidas para limitar conteúdos ou referências à comunidade LGBTI nas escolas.  

Recorde-se que, em 2021, a Comissão Europeia abriu processos de infração contra a Hungria e a Polónia, devido a medidas impostas pelos dois países que colocam em causa “a proteção dos direitos fundamentais” das pessoas LGBT.

No caso da Hungria, o processo está relacionado com uma lei, aprovada a 15 de junho desse ano, que proíbe “a promoção” da homossexualidade junto de menores de idade. 

No comunicado, o executivo comunitário afirmou que o governo húngaro não conseguiu explicar “porque é que a exposição de crianças a conteúdos LGBTIQ seria prejudicial para o seu bem-estar ou não estaria de acordo com os seus melhores interesses” e que as disposições do diploma “violam a dignidade humana, a liberdade de expressão e de informação, o respeito pelo direito humano” e os valores europeus que estão consagrados no artigo 2.º dos Tratados da UE.