Temperaturas vão ultrapassar os 30 graus nos próximos dias

Esta sexta-feira estão em perigo máximo de incêndio rural os concelhos de Tavira e São Brás de Alportel, em Faro. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas acima dos 30 graus para este fim de semana, em especial nas zonas do Alentejo e Vale do tejo. 

Patrícia Gomes, meterologista do instituto, disse à agência Lusa que, apesar de, para esta sexta-feira, ainda estar prevista chuva nas regiões Norte e Centro, tudo indica que as temperaturas vão já começar a subir. 

"A maior subida será para amanhã, sábado, onde se espera que em alguns locais do país seja acentuada. Estamos a falar de variações comparando com o dia de hoje entre 6 a 8 graus. No domingo vamos ter uma outra subida de temperatura mais significativa nas regiões do litoral e aí já vamos ter valores da temperatura bastante elevados um pouco por todo o território. Estamos a falar de valores acima de 30 graus em alguns locais como o Alentejo e a região do Vale do Tejo", adiantou.

Segunda-feira será o dia mais quente, afirmou ainda a meteorologista, que destaca a temperaturas a variar entre os 28 e os 29 graus e acima dos 30 em alguns locais, sendo que no Vale do Tejo e Alentejo, os valores estão perto dos 34 graus.

"Será uma situação relativamente pontual. A temperatura começa a subir hoje, mas a partir de terça-feira, dia 18, espera-se uma descida gradual dos valores da temperatura. Nos primeiros dias da semana os valores estarão elevados e no final muitos locais voltam e a ter temperaturas mais habituais para esta altura do ano entre os 20 e os 25 graus, no Alentejo estará acima", realça.

Segundo Patrícia Gomes, estas são temperaturas acima do que é normal para a época, sendo que, em alguns locais, são "variações 5 a 7 graus acima do que é normal".

Por este motivo, o perigo de incêndio rural vai agravar-se em Portugal continental:

"O perigo de incêndio rural vai subir pelos valores de temperatura. A situação sinótica leva a que o tempo seja seco. Os valores da humidade relativa serão relativamente baixos sobretudo no interior e nas regiões do Alentejo e também pelo vento que pontualmente será mais intenso, em especial nas terras altas. Este conjunto de fatores vai fazer com que o perigo aumente um pouco por todo o país".

Esta sexta-feira estão em perigo máximo de incêndio rural os concelhos de Tavira e São Brás de Alportel, em Faro. 

Em perigo muito elevado estão os concelhos de Sardoal e Mação (Santarém), Gavião (Portalegre), Aljezur, Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, Alcoutim e Castro Marim (Faro) em perigo muito elevado de incêndio.