Doze anos de prisão para português detido na Suíça por burla

Crimes ocorreram em 2004 e 2005

Um português de 61 anos foi detido na Suíça na sequência da emissão de um Mandado de Detenção Europeu pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santarém. 

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) informa que "a extradição surge na sequência da prática de 25 crimes de Burla qualificada e 3 crimes de falsificação ou contrafação de documento, cometidos nos anos de 2004 e 2005, em várias zonas do País".

O primeiro caso ocorreu em Torres Novas, "constituindo o modus operandi do suspeito a contrafação de cheques visados, de uma instituição bancária nacional, titulados por duas empresas, uma do ramo farmacêutico e outra dos seguros, altamente credíveis, e recorrendo aos classificados de jornais, em concreto as promoções de venda de veículos por particulares, selecionava as vítimas, aferindo o perfil mais adequado ao logro e após contacto telefónico, onde transmitia imagem de credibilidade, seguia-se o contacto pessoal onde concretizava junto das mesmas a compra das viaturas, recebendo aquelas como forma de pagamento, cheques contrafeitos com o valor da venda".

O homem atuou em coautoria com outro cidadão nacional, "ambos contando com a cumplicidade de outros dois indivíduos, tendo-se apurado e identificado a aquisição fraudulenta de 14 viaturas topo de gama, recuperadas na região do Grande Porto e entregues aos ofendidos", informou ainda a autoridade.

A PJ deslocou-se à Suíça, onde o homem foi detido pelas autoridades locais, e entregou o cidadão nos Serviços Prisionais, para cumprimento de pena de 12 (doze) anos de prisão efetiva, em que foi condenado.