Nove detidos por tráfico de estupefacientes em Aveiro e no Porto

Os seis homens e as três mulheres vão hoje ser presentes a primeiro interrogatório judicial

Nove pessoas, seis homens e três mulheres, foram detidas na segunda-feira em Aveiro e no Porto por suspeitas de tráfico de estupefacientes. 

Os detidos, com idades compreendidas entre os 22 e os 30 anos, "operavam em rede, dedicando-se à comercialização de estupefacientes nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Castelo de Paiva e Vila Nova de Gaia", explica a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado. 

As diligências, levadas a cabo pelo Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis, decorreram durante 13 meses tendo culminado na emissão de três mandados de detenção e nove de busca, seis domiciliárias e três não domiciliárias. 

No âmbito da mesma operação foram apreendidas 109 doses de haxixe, 2.100 doses de heroína, 1.819 doses de cocaína, 6.131 doses de MDMA, 25 doses de liamba, cinco garradas de óxido nitroso (conhecido como gás hilariante), uma arma de calibre 6,35 mm, uma carabina de ar comprimido, munições de diversos calibres, uma soqueira, quatro veículos, 4.304 euros e 110 francos suíços em numerário, diverso material informático e vários utensílios utilizados na produção, doseamento e embalamento do produto estupefaciente.

A autoridade adianta ainda que operação envolveu uma centena de operacionais e que os detidos vão permanecer nas instalações da Guarda até serem hoje presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas como adequadas.