Adolescente afroamericano baleado está em casa a recuperar

Ralph Yarl foi baleado depois de ter tocado na campainha da casa errada. O jovem de 16 anos ia buscar os seus irmãos.

O adolescente afro-americano Ralph Yarl, baleado na cabeça após se ter enganado a tocar na campainha de uma casa, onde julgava estarem os seus irmãos, recebeu alta do hospital, três dias depois de ter sido internado.

Segundo meios de comunicação locais, o jovem de 16 anos está agora em casa a descansar, em Kansas City, no estado norte-americano do Missouri, e, segundo o seu pai, este está a “melhorar”.

O homem que baleou Yarl, na passada quinta-feira, e foi identificado como Andrew D. Lester, de 84 anos, entregou-se às autoridades e vai ser acusado pelo crime de agressão e por ato criminoso com arma de fogo, o que pode conduzir a pena de prisão perpétua.

Lester baleou duas vezes Yarl, uma na cabeça e outra no braço. O jovem tinha combinado com os pais ir recolher os irmãos, contudo, enganou-se na rua e foi baleado pelo dono da casa.

O atirador, que foi libertado depois de ter prestado depoimento à polícia, terá dito à polícia “que era a última coisa que queria fazer, mas que estava ‘a morrer de medo’” devido ao tamanho do jovem, à sua idade e a incapacidade que o homem tinha de se defender.

Esta situação gerou uma grande contestação em Kansas City, o que levou a população a sair à rua para pedir justiça.

Nas ruas, manifestantes marcharam e entoavam frases-chave como "justiça para Ralph" e "vidas negras importam", enquanto carregavam cartazes onde se podia ler "tocar à campainha não é crime" e "o atirador deve cumprir pena".