Jovens mostram rabo em protesto durante celebração dos 50 anos do PS

Ativistas climáticas interromperam a sessão de abertura das comemorações, que esta terça-feira aconteceu na sede nacional do PS

Quatro jovens interromperam esta quarta-feira a sessão de abertura das comemorações dos 50 anos da fundação do Partido Socialista (PS), tendo sido imediatamente retirados da sede nacional. 

O incidente ocorreu depois de António Costa ter inaugurado a exposição "Os cartazes do Partido Socialista: uma história para o futuro", e de se ter lançado um do selo oficial alusivo ao cinquentenário da fundação. 

De seguida, José Manuel Santos, coordenador das comemorações, discursou e, após a conclusão, os jovens começaram a gritar palavras de ordem sobre a ação climática. 

"Celebrar o quê? Não há planeta B!", disseram, baixando ainda as calças e mostrando o rabo, onde se podia ler a palavra "ocupa".

O grupo foi retirado da sede nacional do PS pela PSP e posteriormente identificado, assim como um quinto elemento que filmava a ação de protesto. 

Num comunicado posteriormente divulgado pelos ativistas, lê-se que a ação aconteceu "uma semana antes do início das ocupações estudantis de mais de 10 escolas e universidades pelo país, e três semanas antes da ação de bloqueio do terminal de gás natural, em Sines".

Segundo os estudantes, "o PS não devia estar a celebrar, mas sim a fazer um plano compatível com os prazos ditados pela ciência climática para acabar com os combustíveis fósseis e pôr em marcha uma transição justa para as pessoas".

"Os governos estão há muito a mandar o nosso futuro para o lixo num planeta em chamas. E sabemos que o vão continuar a fazer porque o que os move é o lucro", lê-se na mesma nota.