Dinamarca e Países Baixos enviam 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia

Os tanques serão entregues a partir do “início de 2024”, especificou o ministério dinamarquês, indicando que o custo estimado de 165 milhões de euros será “repartido igualmente” entre os dois países.

A Dinamarca e os Países Baixos vão doar 14 tanques Leopard 2 à Ucrânia, que está a pedir ao Ocidente mais armas pesadas, anunciou o Ministério da Defesa dinamarquês.

Os tanques serão entregues a partir do "início de 2024", especificou o ministério dinamarquês, indicando que o custo estimado de 165 milhões de euros será "repartido igualmente" entre os dois países.

Segundo o ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, estes tanques não são de origem dinamarquesa, mas “foram comprados em colaboração com a Holanda”, cita o Guardian. O ministro das Relações Exteriores, Lars Løkke Rasmussen, descreveu esta colaboração como “muito significativa”.

"Os Países Baixos e a Dinamarca anunciam a sua intenção de adquirir, remodelar e doar à Ucrânia 14 tanques Leopard 2A4, após a nossa colaboração bem-sucedida com a Alemanha para a entrega de pelo menos 100 tanques Leopard 1A5", afirmou o ministério dinamarquês.

"Desta forma, vamos participar conjuntamente na 'coligação Leopard 2', apoiada por muitos parceiros e aliados", acrescentou.

"A Ucrânia está a pedir tanques ocidentais modernos para combater a agressão russa", disse o ministro da Defesa dinamarquês, no comunicado.

"Desde o início da invasão, a Dinamarca apoiou a luta da Ucrânia pela liberdade e continuaremos a fazê-lo", sublinhou Poulsen.

Num comunicado de imprensa separado, o ministro da Defesa holandês considerou que "a segurança da Ucrânia e a da Europa estão indissociavelmente ligadas".

A Alemanha e o Reino Unido entregaram, cada um, 18 tanques pesados Leopard 2 e 14 tanques Challenger 2 à Ucrânia no mês passado.