Deputado bolsonarista condenado a pagar 14 mil euros a deputada transgénero

Em 2020, Nikolas Ferreira referiu-se à deputada Duda Salabert como ele.

O deputado federal brasileiro Nikolas Ferreira foi, na quarta-feira, condenado a pagar uma indemnização de 80 mil reais, 14.455,10 euros, a Duda Salabert, no âmbito de um processo no qual esteve envolvido por usar pronomes masculinos para se referir à também deputada. 

Tudo aconteceu em 2020, quando ambos eram vereadores de Belo Horizonte. Na altura, o bolsonarista deu uma entrevista onde se referiu a Salabert com pronomes masculinos, tendo por isso sido condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

"Assim, se as pessoas transgénero têm direito de se apresentar à sociedade da forma como se enxergam, logo, também têm direito de ser tratadas e respeitadas por terceiros de acordo com sua identidade de género. A negativa de reconhecimento da identidade de género configura, portanto, ato ilícito passível de responsabilização por dano moral", lê-se na sentença.

Em novembro de 2020, ao jornal Estado de Minas, Nikoas Ferreira disse: "Eu ainda irei chamá-la de 'ele'. Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", o que levou a deputada a avançar para a queixa.

Nas redes sociais, já depois da condenação, Salabert escreveu: "Se não aprendeu na família e na escola, aprenderá na justiça a respeitar as travestis".