Marcelo avisa Governo sobre dissolução da AR: “Seria má notícia, mas às vezes tem de haver más notícias”

Presidente da República demonstrou, mais uma vez, que não pretende ficar com nenhum dos seus poderes em cima mesa de cabeceira – mas se o Governo do PS cair, “que seja o mais tarde possível”.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro que não quer eleições antecipadas – seria “uma má notícia” – mas não diz definitivamente que não e vai avisando o Governo e os cidadãos de que "às vezes tem de haver más notícias". 

Em declarações aos jornalistas, depois do encerramento da iniciativa Millennium Talks, o Presidente da República demonstrou, mais uma vez, que não pretende deixar nenhum dos seus poderes em cima da mesa de cabeceira – mas se o Governo do PS cair, “que seja o mais tarde possível”, disse.  

Apelando a que os responsáveis políticos façam “tudo o que puderem” em prol da estabilidade, pois, se assim for, o país agradece.  

“Todos nós agradecemos. Agradecem os cidadãos e agradece o Presidente da República, que fica dispensado de uma decisão que é sua e só sua", sublinhou.

"Seria uma má notícia – e nós normalmente dispensamos as más notícias – o ter de introduzir um fator adicional político complementar, a meio deste período de execução de fundos e de enfrentamento da situação económica e financeira existente", continuou.  

"O ideal é que não haja más notícias. Se tiver de haver, que seja o mais tarde possível, com o mínimo de custos em termos de instabilidade. E o mais próximo possível da transição que, em qualquer caso, poderia, se fosse essa a vontade do bom português, ocorrer", referiu.