Temperaturas podem chegar aos 37 graus esta semana

Temperaturas mínimas também vão subir mas não tão exponencialmente

A temperatura pode vir a ultrapassar os 30 graus Celsius nos próximos dias e o risco de incêndio a situar-se entre "máximo e muito elevado" no interior Norte, Centro e Algarve a partir de quinta-feira.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que a subida gradual da temperatura, em especial dos valores máximos, está associada a "uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica", que irá atingir Portugal continental nos próximos dias.

As temperaturas mais elevadas estão previstas registar-se na quinta-feira, "no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa, variando entre 33 e 35°C, podendo muito localmente atingir 37°C".

Já no vale do rio Douro e nalguns locais da Beira Litoral, a temperatura poderá variar entre os 30 e os 33 graus. 

"Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural, que deverá situar-se nas classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve a partir do dia 27 [quinta-feira]", lê-se na mesma nota.

No resto do território, a temperatura deverá variar entre os 25 e os 30 graus, exceto na faixa costeira a norte do cabo Raso que registará valores entre 20 e 25 graus Celsius.

As temperaturas mínimas também vão subir mas não tão significativamente, estando previstos "valores entre 15 e 20°C já a partir do dia 25 [terça-feira] no Algarve e do dia 26 [quarta-feira] em alguns locais das regiões Centro e Sul".

Para sexta-feira e sábado já é esperada uma "descida da temperatura máxima em todo o território e que será mais significativa no litoral Norte e Centro mantendo-se ainda valores entre 30 e 33°C em muitos locais da região Sul".