Guterres encontra-se com Blinken em Washington

Este encontro aconteceu duas semanas após Guterres ter ficado a saber que estava a ser espiado por Washington e que as autoridades norte-americanas o consideravam “demasiado brando” com a Rússia.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, esteve, esta quinta-feira, reunido com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em Washington.

O português defendeu ser "absolutamente essencial" a cooperação entre Estados Unidos e Nações Unidas, depois de, nas últimas semanas, ter sido revelado que estes foram alvos de atos de espionagem norte-americana.

Blinken elogiou o trabalho que Guterres realizou com o Acordo dos Cereais do Mar Negro para tentar garantir que alimentos ucranianos continuavam a chegar aos mercados de todo o globo.

O secretário de estado elogiou ainda a "notável liderança" de Guterres, particularmente a defender os princípios da Carta das Nações Unidas.

Este encontro aconteceu duas semanas após Guterres ter ficado a saber que estava a ser espiado por Washington e que as autoridades norte-americanas o consideravam "demasiado brando" com a Rússia.