Infarmed suspende venda de gel anti-inflamatório e analgésico à base de plantas

O Infarmed aconselha os consumidores deste produto a não o utilizarem e acrescenta ainda que as entidades que tenham este produto não o devem disponibilizar para venda.

O Infarmed mandou retirar do mercado todos os lotes do gel anti-inflamatório e analgésico, Curcurinna Gel, por conter uma concentração excessiva de salicilato de metilo.

O salicilato de metilo é usado em produtos para a pele (como loção corporal, aerossol/spray), capilares e para lavagem de mãos e da boca, maquilhagem para os olhos e rosto, desodorizantes, dentífricos, produtos para lavagem bucal e pulverizadores bucais, no entanto as concentrações estão limitadas ao tipo de produto e a zona do corpo em que se aplica.

A decisão de suspender a venda do produto foi tomada depois de uma denúncia recebida pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), que alertou para o facto de o produto em causa estar indevidamente classificado como cosmético.

Segundo a sua designação, composição, função e modo de aplicação, este deve ser classificado como um medicamento à base de plantas.

O Infarmed aconselha os consumidores deste produto a não o utilizarem e acrescenta ainda que as entidades que tenham este produto não o devem disponibilizar para venda.

O responsável pelo produto é a empresa Okbio, Soluções Alimentares Unipessoal, Lda.