Ronald (porteiro e filantropista) vs. Tyson (campeão e falido)

«Compound interest is the eighth wonder of the world. He who understands it earns it; he who doesn’t, pays it». Albert Einstein

por Pedro Ramos

Nova Iorque, abril 2023

Queridas Filhas,

Na saga Star Wars os Jedi treinam-se para se ligarem à ‘força’. Com essa força conseguem aumentar os seus poderes e combater os adversários na prossecução da sua missão. Sempre vi essa força como uma alegoria espiritual. Mas também tem paralelos mais materiais. Por exemplo, a sabedoria e fitness de conceitos financeiros levou um porteiro a construir uma herança de 8 milhões de dólares. Por outro lado, muitas superestrelas, como o supercampeão Mike Tyson são forçados a declarar falência apesar de terem ganho dezenas de milhões de dólares nas suas carreiras.

Tal como a ‘força’ da Star Wars, esta capacidade pode ser aprendida e aperfeiçoada. Para vos ajudar e também aos vossos amigos dos 12 aos 120 anos lancei uma academia de treino em literacia financeira. Teremos seminários por todo o mundo incluindo Lisboa e Porto este verão. Inscrevam os vossos amigos em financial.fitness.literacy@gmail.com

A sabedoria financeira liga-nos ao poder de bons hábitos financeiros e ensina a importância de viver de acordo com os próprios meios, independentemente do nível de rendimento.

Para ilustrar isto, deixem-me contar a história de Ronald Read, um porteiro do Vermont que deixou uns impressionantes 8 milhões de dólares aquando da sua morte. O Sr. Read nasceu pobre, caminhava 6km todos os dias para ir à escola, e foi o primeiro da sua família que acabou o liceu. Lutou na segunda guerra mundial. Quando voltou, trabalhou numa bomba de gasolina e depois como porteiro numa grande loja de retalho. Viveu uma vida simples e frugal, nunca ostentando a riqueza que foi acumulando. Ele era um poupador disciplinado e um investidor inteligente, aplicando o seu dinheiro em ações de empresas sólidas. Esta sabedoria financeira transformou a sua vida e a de muitas pessoas à sua volta. Deixou 2 milhões de dólares aos seus filhos e amigos. Doou quase 5 milhões de dólares ao hospital da sua comunidade e deixou ainda 1,2 milhões de dólares à Biblioteca Brooks Memorial que tinha um orçamento de apenas 600 mil dólares. A história deste homem humilde é um testemunho de que qualquer pessoa pode alcançar sucesso financeiro e transformar a sua vida com a abordagem e mentalidade corretas.

Em contraste, temos o caso de uma superestrela como Mike Tyson, que ganhou mais de 300 milhões de dólares durante a sua carreira de boxe. Apesar do seu enorme rendimento, Tyson declarou falência em 2003. Os seus problemas financeiros vieram de gastos excessivos, maus investimentos e batalhas legais caras. Por outro lado, Tyson foi pagando as despesas de muitas pessoas que o acompanhavam. Quase todos estes ‘amigos’ abandonaram-no assim que o dinheiro acabou. A história de Tyson ensina-nos que até aqueles que ganham uma riqueza substancial podem passar por dificuldades financeiras se não souberem gerir o seu dinheiro de forma responsável.

Infelizmente, o caso de Tyson não é raro. Ainda esta semana Wes Brown, um antigo defesa do Manchester United com cinco títulos da Premier League e duas Champions League, declarou também falência. Um natural, apelidado por Alex Ferguson como «sem dúvida o defesa com mais talento natural que este clube teve em décadas» vê-se na bancarrota. Isto apesar de ter auferido mais de 10 milhões de dólares durante a sua brilhante carreira.

Sem querer ser alarmista, acredito que haverá casos como Wes Brown nas estrelas da nossa seleção nacional de futebol. Muito poucos (algum?) terão um final tão próspero e feliz como Ronald Read.

O seminário de literacia financeira aprofundará mais estes exemplos da vida real, usando casos e números para mostrar como a poupança disciplinada, a vida frugal e o investimento inteligente podem levar a segurança financeira e até mesmo a grande riqueza. Também exploraremos histórias de outras pessoas que, tal como Ronald Read, construíram fortunas consideráveis através da gestão sábia do dinheiro, apesar de rendimentos modestos.

Espero que os graduados do programa sejam os Jedi financeiros do futuro. May the force be with you…